Manejo Integrado e Educação Ambiental com Elasmobrânquios em Aquários Públicos: Práticas Comparativas e Recomendações Baseadas no Aquário de Barcelona

Publicado 2025-09-08

  • Paula Vouvouloudas de Moraes
  • ,
  • Carlos Eduardo Malavasi Bruno
  • ,
  • Cinthia Pastro Rosolem


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Palavras-chave: Conservação ex situ, Bem-Estar Animal, Sistemas de Suporte à Vida, Educação Oceânica, Experiência Imersiva com Tubarões

Resumo

O avanço dos programas de conservação e educação ambiental em ambientes ex situ tem ampliado o papel dos aquários públicos na preservação dos elasmobrânquios. Nesse contexto, surge a necessidade de práticas de manejo integradas que considerem não apenas a manutenção física dos animais, mas também seu bem-estar e valor educativo. Este artigo apresenta um guia prático para o manejo e promoção do bem-estar de tubarões mantidos em aquários públicos, com base na análise das técnicas implementadas no Aquário de Barcelona e em um estudo anterior referente aos parâmetros químicos da água de uma espécie em específico. A partir de observações técnicas, dados institucionais e revisão bibliográfica, são abordados aspectos como manutenção, alimentação, enriquecimento ambiental e reprodução. Além disso, discute-se a experiência inovadora do programa de mergulho educativo com tubarões, que visa à sensibilização ambiental e à conexão do público com esses predadores marinhos. Os resultados apontam que, ao se respeitar as exigências biológicas e comportamentais dos elasmobrânquios, é possível manter indivíduos saudáveis em ambientes controlados, promovendo tanto a conservação quanto a educação ambiental.


Referências

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Como Citar

Moraes, P. V. de, Bruno, C. E. M., & Rosolem, C. P. (2025). Manejo Integrado e Educação Ambiental com Elasmobrânquios em Aquários Públicos: Práticas Comparativas e Recomendações Baseadas no Aquário de Barcelona. Brazilian Journal of Biological Sciences, 12(27), e508 . https://doi.org/10.21472/bjbs.v12n27-023

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