Avaliação por Pares

Com relação ao processo de avaliação de artigos submetidos à Brazilian Journal of Biological Sciences - BJBS, ela é caracterizado por um processo de avaliação por pares, com um sistema de dupla avaliação e envolve três etapas sequenciais: a desk review, a avaliação pelos revisores (Double Blind Review) e a publicação.

Etapa 1 - Desk review

Na Desk review, os editores se reúnem e analisam, sem qualquer identificação dos autores, os artigos recebidos para avaliar sua pertinência ao escopo da revista e seu potencial para contribuir, significativamente, para o conhecimento no campo de estudo do periódico científico. Quando necessário, os editores envolvem membros do comitê científico nesse processo. Os seguintes critérios são avaliados:

· conformidade com os padrões, diretrizes e recomendações da revista;
· manuscritos descritivos sem discussão dos resultados;
· manuscritos empíricos sem método científico;
· manuscritos teóricos com apenas uma matriz teórica ou sem objetos para discussão teórica;
· manuscritos fora do escopo da revista;
· manuscritos com ênfase no objeto sem ênfase no tema,
· problema, hipótese, métodos e campo teórico;
· manuscritos sem novidade de estudo em relação à literatura sobre o tema;
· manuscritos nos quais os autores publicaram na revista nos últimos 4 volumes;
· manuscritos com plágio.

Resultado final: arquivado ou encaminhado para avaliação.

Quando o trabalho submetido não é adequado para as políticas da revista, os autores são comunicados sobre a decisão.

Etapa 2 - Double Blind Review

Os artigos aprovados na etapa de revisão de mesa são encaminhados a dois especialistas que compõem o corpo de revisores da revista para avaliação no sistema Double Blind Review, ou a pesquisadores externos selecionados por seu conhecimento na área de estudo do artigo.

Os avaliadores são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições educacionais nacionais ou estrangeiras. Os artigos são avaliados considerando a relevância do tópico estudado, a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com o uso de referências apropriadas, a adequação dos procedimentos metodológicos, a profundidade e consistência das análises, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições, usando um formulário pré-definido fornecido aos revisores. Os autores são comunicados sobre a decisão editorial pelo sistema OJS (plataforma onde submeteram o manuscrito).

Quais são os possíveis resultados?

Após a avaliação, o Editor tomará as seguintes decisões:

· Aceito (publicar sem alterações);
· Publicar após correções menores;
· Correções necessárias;
· Rejeitado.

Após fazer os ajustes solicitados e verificá-los pelos revisores e editores, os artigos são submetidos à revisão de ortografia, gramática e adequação às normas adotadas pela revista e à edição final do documento.

Observação: Se houver discrepâncias entre os revisores, o Editor pode selecionar um terceiro revisor ou rejeitar o manuscrito.

Etapa 3 - Publicação

· Revisão/adequação pelo autor;
· envio do texto final corrigido e traduzido;
· Publicação no portal da revista.