Perfil do Professor de Ciências da Baixada Maranhense

Publicado 2025-08-06

  • Sildilene Reis Mendonça
  • ,
  • Vagner de Jesus Carneiro Bastos
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  • Welberth Santos Ferreira
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  • Rafaella Cristine de Souza
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  • Suelen Rocha Botão Ferreira


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Palavras-chave: Educação de Qualidade, Docência, Formação, Maranhão

Resumo

O presente estudo leva em consideração as múltiplas identidades: étnicas, sociais, culturais, econômicas, religiosas e éticas, que contribuem para sua formação e tem como objetivo analisar os aspectos da constituição identitária dos professores da Baixada Maranhense que atuam na docência. O interesse por esse estudo surgiu mediante o questionamento acerca da sua identidade, ou melhor, o conceito que fundamenta o profissional da educação que o situa subordinado as relações interpessoais. Para a coleta dos dados foi utilizado questionário online sobre o perfil dos profissionais de educação do Maranhão, para conhecer os pontos de vista dos professores em relação a sua identidade e atuação que pode estar atrelada aos avanços e transformações da sociedade, aspectos políticos, culturais e socioeconômicos. A pesquisa demonstra que o perfil dos professores deve ser alicerçada em sua capacidade de se ressignificar, de pesquisar, de questionar e estar constantemente refletindo sobre a práxis, sobre seus saberes e fazeres, reconhecendo seu papel na melhoria social, dentro do que lhe compete. Portanto, a identidade profissional dos professores interfere no trabalho docente pois, esse profissional vive um ciclo ininterrupto de ressignificação, de busca constante, de conflitos e descobertas.


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Como Citar

Mendonça, S. R., Bastos, V. de J. C., Ferreira, W. S., Souza, R. C. de, & Ferreira, S. R. B. (2025). Perfil do Professor de Ciências da Baixada Maranhense. Brazilian Journal of Biological Sciences, 12(27), e509. https://doi.org/10.21472/bjbs.v12n27-011

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