Efeitos da Exposição Prolongada a Telas Digitais no Neurodesenvolvimento de Crianças de 1 a 5 Anos

Publicado 2025-10-13

  • Ana Carolina Rodrigues de Oliveira
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  • Luan Almeida Gonçalves Bicudo
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  • Isabella Ferreira Duarte
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  • Fabíola Verzolla
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  • Ana Laura Botelho Caitano
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  • Neuza Rocha de Almeida
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  • Aruanã Jozefo e Almeida Cardoso
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  • Eduarda Mendonça Dercy
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  • Andressa Villela Berbert Daniel
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  • Rafael Vinhal da Costa
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  • Adria Marcelle da Silva Lucena


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Palavras-chave: Exposição a Telas, Neurodesenvolvimento Infantil, Transtornos da Linguagem, Transtornos do Sono

Resumo

O aumento do uso de dispositivos digitais por crianças pequenas tem gerado preocupações quanto aos possíveis impactos no seu neurodesenvolvimento. Considerando a importância dos primeiros anos de vida para a formação de funções cognitivas, linguísticas e socioemocionais, este estudo teve como objetivo analisar os efeitos da exposição prolongada a telas digitais em crianças de 1 a 5 anos de idade. Trata-se de uma pesquisa observacional, transversal e quantitativa, realizada com uma amostra de 85 crianças recrutadas em unidades básicas de saúde e instituições de ensino infantil. A coleta de dados foi conduzida por meio de questionários aplicados aos responsáveis e de instrumentos padronizados, como a Escala de Desenvolvimento de Denver II, o Child Behavior Checklist (CBCL) e o Brief Infant Sleep Questionnaire. Os resultados indicaram associação significativa entre tempo excessivo de tela e prejuízos nos domínios da linguagem expressiva, atenção e qualidade do sono. Crianças com exposição diária superior a três horas apresentaram maior frequência de atrasos no desenvolvimento e alterações comportamentais. A análise estatística revelou correlações negativas entre tempo de tela e desempenho linguístico, além de maior incidência de distúrbios do sono. Conclui-se que o uso prolongado de dispositivos eletrônicos está relacionado a impactos negativos no neurodesenvolvimento infantil, destacando a necessidade de orientação adequada às famílias e de políticas públicas voltadas à promoção de ambientes estimulantes e saudáveis na primeira infância.


Referências

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Como Citar

Oliveira, A. C. R. de, Bicudo, L. A. G., Duarte, I. F., Verzolla, F., Caitano, A. L. B., Almeida, N. R. de, … Lucena, A. M. da S. (2025). Efeitos da Exposição Prolongada a Telas Digitais no Neurodesenvolvimento de Crianças de 1 a 5 Anos. Brazilian Journal of Biological Sciences, 12(27), e545 . https://doi.org/10.21472/bjbs.v12n27-035

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